Odùs

Odù

Ordem de idade de acordo com Ordem de idade de acordo com

A Escola de Ifé                                                     Escola de Oyo, Ondo e Bini.

01 – Eji-Ogbe                                                        Eji-Ogbe (01)

02 – Oyeku-Meji                                                  Oyeku-Meji (02)

03 – IwOrí-Meji                                                    IwOrí-Meji (03)

04 – Idi-Meji                                                         Idi-Meji (04)

05 – Obara-meji                                                  Obara-meji (05)

06 – Okonron-Meji                                             Okonron-Meji (06)

07 – Irosun-Meji                                                  Irosun-Meji (07)

08 – Owanrin-Meji                                              Owanrin-Meji (08)

09 – Ògúnda-Meji                                               Ògúnda-Meji (09)

10 – Osa-Meji                                                      Osa-Meji (10)

11 – Etura-Meji                                                    Irete-Meji (11)

12 – Irete-Meji                                                    Etura-Meji (12)

13 – Eka-Meji                                                      Eturukpon-Meji (13)

14 – Eturukpon-Meji                                         Ose-Meji (14)

15 – Ose-Meji                                                     Ofun-Meji (15)

16 – Ofun-Meji                                                  Eka-Meji (16)

A diferença na verdade está entre os lugares de Etura / Irete e Eka/ Ofun. Cada escola tem muitas justificativas para sua própria ordem de idade. A diferença entre elas é meramente uma questão de tradição. O efeito ficará claro quando mais tarde examinarmos a ordem de idade na família de Ifá para os propósitos da divinação. Eles estão no entanto, de acordo com os nomes e números dos Ọdu na árvore da família de Ifá. Nesta conjuntura é necessário concordar em mencionar as explicações claras de Ọrúnmìlá para a diferença entre as duas escolas e que motivos explicam parcialmente o porque da exposição da bandeja de Ifá ao ar livre ser proibida.
Há muito tempo à cidade de Oyo foi fundada por Oroniyan, cujo nome era Jegbe, o filho mais velho de Olofen, o Odùdúwa de Ifé; as pessoas de Ọyọ decidiram encontrar Ogbe-Alara, um discípulo de Ọrúnmìlá em Ifé para ensiná-los a marcar os dezesseis Olodu de Ifá. Ogbe-Alara demarcou os dezesseis Olodu para eles numa bandeja de Ifá e eles decidiram carregá-la para Ọyọ com as marcas nela. Em seu caminho eles perderam parte das marcações e tentaram refazer as marcas pela memória. Eles conseguiram se recordar os nomes e números corretos, mas esqueceram a seqüência após o décimo Ọdu. Ogbe-Alara retornou ao céu antes de eles poderem encontrá-lo novamente e este é o motivo porque Ọyọ manteve esta seqüência desde então.
No relato das relações especiais entre os reinos de Ọyọ e Benin, os Bini aprenderam a arte de Ifá (não Oguega, a arte de Ifá equivalente para os Bini) para os Awo de Ọyọ.
Cada apóstolo (Olodu) de Ọrúnmìlá tem quinze discípulos (Ọdu), isto significa por efeito que há 16 Olodu e 240 Ọdu na família de Ifá.
A ordem de idade dos 256 apóstolos é listada na tabela neste capítulo. Este livro foi organizado de modo que deverão ser dezessete volumes no todo.
O primeiro volume é devotado à vida e aos trabalhos dos dezesseis Olodu (apóstolos). A continuação dos dezesseis volumes irá tratar do trabalho dos 15 Ọdu de cada Olodu.
Todos os esforços serão feitos para repetir a história de vida de cada apóstolo e discípulo vindo do céu para este mundo. O relato celeste revela o que um Ọdu em particular fez ou não no céu antes de sua vinda para o mundo. O relato terrestre revela o que cada um deles fez por si mesmos e para os outros, e o que foi feito para eles enquanto estavam na terra. Cada um deles será mencionado no livro como sendo o próprio Ọrúnmìlá, o que vai de acordo com a tradição.
É muito importante porque irá ser visto que se uma pessoa é iniciada no Ifismo e um dos discípulos surgir no Ugbodu (um conclave secreto no qual se revela o nome do Ọdu dominante), tem que seguir como a noite segue o dia, que a história da vida do iniciado tomará o mesmo curso como a que do seu Ọdu patrono. Este livro, portanto irá ser de imenso benefício para aqueles que tem seu próprio Ọrúnmìlá e que podem de outro modo não ter a oportunidade de conhecer a história de seu Ọdu patrono e (Ipso facto) a sua própria vida.
O livro também irá conter o nome dos sacerdotes de Ifá que revelaram estes acontecimentos históricos no caso de alguém se interessar em investigar os detalhes das amplas revelações personificadas em vários volumes. O segundo volume irá começar com os detalhes do Oráculo de Ifá e a ciência da divinação.

Selecione abaixo o Odù:  (Obs: seção em atualização constante).

 setadiEJIOGBE OU OGBE-MEJI

 setadiOYEKU – MEJI