ÌBÀ’SÈ – Parte 05

Parte 05 – ÌBÀ’SÈ O conceito de elogiar Imortais em Ifá

Ìbà Òsun oloriya igún arewà obìrin.
Homenagem ao Espírito do Rio, proprietária do pente para mulheres bonitas.
Comentário: Òsùn no papel de adoração de Òrísá no Ocidente tem sido subestimada. No entanto, Òsùn na África tem um papel dentro da estrutura social do culto de Ifá.

Òsùn é a fonte de atração erótica, a fonte da riqueza e do tipo de criatividade que acrescenta alegria e inspiração para cultura de tecidos total. No seu papel de abutre, Òsùn tem o poder de fazer as orações dirigidas à Fonte da Criação.

Isso cria uma polaridade entre Òrúnmìlà e Òsùn em que Òrúnmìlà tem o poder de
interpretar a vontade dos Òrísá e Òsùn tem o poder de dar a conhecer ao Òrísá condição humana. A referência de Òsùn é o proprietário do pente está relacionada ao uso de tipos de cabelo como um símbolo da Ase vários Òrísá. Quando um iniciado está preparado para dançar para seus Òrísá, tome muito cuidado para preparar o cabelo para atuar como um receptor das forças na natureza que está sendo invocado. Às vezes, a medicina é colocada em seu cabelo para fortalecer a capacidade do meio de resposta. O segredo deste processo é parte do treinamento para aqueles que são iniciados nos mistérios de Òsùn.

Ìbà Olùkóso Àìrá, bámbí omo arígbà òtá ségun.
Homenagem ao rei que não morre e das pedras e do trovão.
Comentário: A frase Olùkóso Àìrá significa “o chefe não morre.” É uma variação da expressão Oba Ko Então, o que significa “O chefe não está morto.” Ambas as expressões são usadas para louvar Sàngó (Espirito do relâmpago), que também referido como o Espirito do Trovão. Ifá acredita que os fenômenos naturais podem ser interpretados como mensagens do Espírito. A qualquer momento o raio atinge a Terra, é considerado como uma mensagem clara para manter os padrões de Justiça imortal apoiar o desenvolvimento de um bom caráter. Liberado de Ìkòlé Orun serve como um lembrete, para aqueles com o poder político, eles têm uma obrigação sagrada para permanecer no serviço da vontade de Òrísá.

 

 Ìbà Ààláiyé Àjàlórun Oya Olúwèkù.
Homenagem aos ventos da Terra, os ventos do reino invisível dos antepassados, o Espírito do Vento, o guia só para o meio dos Ancestrais.
Comentário: Ifá chama o Espírito do Vento Oya. É o vento gerado pelo Trovão, que produz o relâmpago simboliza a Justiça Divina. Por escrito, Ifá, a relação entre o vento e os relâmpagos é representada pela relação entre Oya e Sàngó. É o vento que leva aos espíritos dos antepassados da terra para o reino invisível dos antepassados. A Histórias agrada do Oba Ko Assim, é Oya, que transforma o Espírito Sàngó.

 

 Ìbà Ìbejì oró.
Homenagem ao poder transformador do Espírito dos gêmeos.
Comentário: Na cultura Yórùbá, os gêmeos representam riqueza e prosperidade. Na família Yórùbá tradicional, os gêmeos são chamados Taiwo e Kehinde. Juntos, eles representam o princípio da polaridade. Ifá ensina que nada na natureza existe isoladamente, todas as coisas na criação emergir do oposto e se transformam em algo novo. Taiwo e Kehinde nomes são usados como nomes para ambos os sexos. No entanto, quando os gêmeos são representados por estátuas esculpidas, eles são feitos geralmente com a imagem de uma menina e um menino. Esta é uma expressão simbólica a polaridade fundamental entre expansão e força de contração que sustenta tudo o que existe no mundo. História sagrada do Oba Ko Assim, é Oya, que transforma o Espírito Sàngó.

  

 Ìbà Ajé-ògúgúlùsò Olámbó yeye aiyé.
Ìbà Awòn Ìyáàmi,
Alágogo èìswù á p’oní ma hagùn.
Homenagem ao Espírito de riqueza e boa sorte, Honor vem da Mãe Terra.
Homenagem a Sociedade das Mulheres sábia,
O Poder pássaro branco é a fonte de seu medicamento.
Comentário: O simbolismo Ifá é uma expressão da dinâmica e da forma que ocorrem na natureza. É uma tentativa de explicar as maneiras pelas quais as forças invisíveis da natureza afetam o universo visível. Todos os aspectos do folclore Ifá, história sagrada simbolismo e ritual expressa à polaridade entre as forças de expansão e contração forças, que são as expressões fundamentais do poder na Natureza.

Em termos simplificados, essa polaridade é expressa na relação entre Òrísá feminino e
masculino. Dentro da estrutura sócia religiosa, política da religião Ifá, essa polaridade é expressa através de uma série de ordens religiosas específicas em termos de gênero. Destaque entre essas ordens religiosas, que honra o poder do feminino é Ìyáàmi Awo.

É comum para os antropólogos para descrever esta empresa como “bruxas”. O significado original de “bruxa” na cultura europeia era “mulher sábia”. No entanto, o termo tende a ser pejorativo no uso contemporâneo. Mulheres preservar Ìyáàmi awo ou mistérios associados à menstruação. Parece absurdo para julgar qualquer conotação negativa a esta tradição sagrada, porque o mistério da menstruação é a fonte da vida na Terra. Em termos literais ele, a verdade Ìyáàmi realizada a cada ancestral divinizado que viveu veio à Terra através do útero de uma mulher.

 

 Ìbà Òrúnmìlà, Elérì ìpín,
Ikú dúdú àtéwó.
Òró tó sí gbógbó òná.
Ìbà Awo Akódá.
Ìbà Awo Àsèdá.
Homenagem ao Espírito do Destino, Testemunha da Criação
Para evitar a morte.
O Poder da Palavra para abrir todas as estradas.
Tribute Awo Akodo chamado (o primeiro aluno de Òrúnmìlà).
Homenagem chamada para adivinhar Àsèdá (que ensinou Ifá para o mundo.)
Comentário: Ifá é baseada nos ensinamentos do Profeta Òrúnmìlà. De acordo com a história oral Ifá, Òrúnmìlà o profeta existiu em sete encarnações. A primeira encarnação de Òrúnmìlà é como o Espírito de ELA. Òrúnmìlà já apareceu duas vezes na cultura Yórùbá, uma vez como um homem que viveu em Ile Ife, e o outro como um homem que vivia nas proximidades de Ile Ife. Alguns mais elevados em África dizer que Òrúnmìlà também encarnou como Melquisedeque, que era o governador Mítico Mesopotâmia.

Há uma sugestão histórica de que a Mesopotâmia foi uma época uma colônia da África Oriental. Na tradição indiana Oriente místico existe um conceito conhecido como o “Record Akashic”. (registro do céu) Esta é uma crença de que toda a história, passado e futuro, está registrada no reino espiritual, e os vislumbres deste registro pode vir através da meditação e da prática ascética. Em termos filosóficos, o registro akáshico (registro do céu) é conhecido como o Marca do destino. Tradicionalmente tem havido duas visões dominantes sobre a natureza do destino. Uma delas é que o alvo é completamente predeterminado e inalterável.

O outro é que é indeterminado e totalmente regulamentado por leis de causa e efeito.
Ifá tira meio ponto de vista. Ifá em cosmologia, o destino é com base no acordo entre as origens e Olorun.

Em termos simples, isto significa que cada indivíduo escolhe a sua gama de potencial
genético no tempo entre uma encarnação e outra. Ifá ensina que estas eleições são esquecidas no momento do nascimento, e processo de alinhamento espiritual envolve lembrar o conteúdo desse acordo. Este acordo é guiado pelas forças de Olórún, Olódùmarè, ELA e Obàtálá, enquanto a Ase da Criação desce do reino invisível do Orun Aye Reino Visível.

De acordo com o mito de Ifá, o conteúdo de cada contrato é registrado por Òrúnmìlà, que é muitas vezes referida como o Espírito do Destino.

A tradução literal de Òrúnmìlà seria “Céu é a minha salvação.” Ifá conceito de salvação
não sugere a redenção do “pecado”. A palavra Yórùbá usada para “salvação” é Iqba, do GBA
prefixo, que significa “receber” e do sufixo, que significa “ir seguro.” Ifá descrição da salvação é que atípico Iqba Iku Kuro Ànìpèkún inu, o que significa aproximadamente “Iniciação aos Mistérios do pé Conjunto de luz branca onde a morte deixou de existir.” O lugar onde a morte deixou de existir é o centro ou Orun lugar eterno chamado Lai-Lai.

Em Ifá, o conceito de destino não é fixa e inalterável realidade. Escolhendo a recordar o acordo com Olorun é uma questão de escolha individual, vontade pessoal e a capacidade para desenvolver um bom caráter. De acordo com Ifá, este acordo estabelece linhas de destino no território do potencial do indivíduo. Essas linhas podem ser capturadas alvo ou ignorado, utilizado ou rejeitado, com base nos elementos do livre arbítrio e livre escolha. No entanto, uma vez que um destino tiver sido iniciado, os princípios orientadores Ódù têm um impacto claro e inalterável no desenvolvimento dessa escolha.

 

Ìbà Ojúbo ònòméfà.
Homenagem ao altar das seis direções.
Comentário: O fim Ifá orações tradicionais louvando os poderes que apoiar a criação, as quatro direções que são intersectada pela linha que liga Ikòlé Aye e Ikòlé Orun.

 VARIAÇÕES ÌBÀ’SE
Oração considerada neste capítulo é usada como a invocação de abertura em muitas das cerimônias realizadas pelos anciãos de Ifá Ode Remo, Nigéria. A oração é baseada no conceito de honrar as forças espirituais que são veneradas na cidade de Ode Remo. Porque há uma ampla gama de diferenças entre as forças espirituais que são veneradas em qualquer comunidade Yórùbá dado, há um intervalo de variação que tem a ver com o conteúdo desta oração. Mesmo dentro da mesma área, os mais velhos tendem a ser mais elaboradas em seus pronunciamentos de uma abertura oração mais jovens iniciados, que ainda estão aprendendo a arte da invocação.

Referências:
O material neste capítulo baseia-se na oração de abertura das cerimônias de Ifá como é faladas em Egbe Ifá Ode Remo Ògún. A interpretação dessas orações é baseada na instrução oral de pessoas com muitos anos de Ifá, que tão generosamente compartilharam seu tempo e experiência.

Estes incluem: Aragba Adasanya, AwoniFatunmise, Babalawos Adebolu Fatunmise, Babalawos Fagbemi Fasina, Babalawos Medahochi e Shina Babalawo Kuti

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557d81_ccc2879d70ee4a6c985e2308d44fe57aSe você esta aqui é porque Ifá lhe encontrou, agora você deve encontrar Ifá! 

Awo Ifá Bowale

 

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